Dinâmicas para aquecer e envolver os alunos em projetos fotográficos

1. Descontrair, harmonizar o grupo e desbloquear o corpo para o fluir da criatividade.

a. Câmara Lenta e Rápida

Recursos: Sala ou pátio, música - gravar fita com pequenos trechos de música em compassos variados.

Método: Os participantes deverão fazer movimentos rápidos ou lentos, conforme o tipo de música que for se apresentando, simulando assim a câmara lenta ou rápida do cinema

b. Vira Estátua
Método: Os participantes farão movimentos livres pela sala, acompanhando a música; quando o orientador desligar o som deverão "congelar o movimento". Repetir várias vezes.

c. Brincadeira do Espelho
Recursos: Sala ou pátio, música.

Método: Os participantes elegem um parceiro com os quais realizarão movimentos em sincronismo, ou seja, um faz e o outro repete, sempre no compasso da música.

d. Desenho Contínuo
Recursos: Sala, papel sulfite, caneta hidrocor, , voz de comando.

Método: Formar um círculo com os participantes munidos de papel e canetas. Os participantes iniciam um desenho qualquer no papel até ouvirem a voz de comando. Neste momento têm que passar sua folha rapidamente para o outro companheiro à direita no círculo, de forma que sucessivamente um vai completando o desenho do outro. O engraçado nesta brincadeira é o orientador variar o tempo para as trocas dos desenhos.

e. Brincadeira Com a Cadeira
Recursos: sala ou pátio, cadeiras ou banquinhos, música para marcação do tempo.

Método: Formar uma fileira de cadeiras, contendo uma a menos que o número de participantes. A brincadeira consiste em sentar-se em uma das cadeiras quando a música é interrompida pelo orientador. A cada parada uma cadeira é retirada até restar um vencedor.

2. Sensibilização dos Sentidos
Para aguçar a sensibilidade e motivar a concretização dos sentidos separadamente.

a. Olfato
Recursos: Sala, venda para os olhos, materiais aromáticos.

Método: Participantes são dispostos em círculo, com vendas nos olhos. O orientador vai passando os diversos materiais aromáticos, próximo ao nariz de cada um, sem dizer o que é.

b. Tátil
Recursos: Sala, materiais com diversas texturas, flexibilidade, temperatura, etc.

Método: o mesmo que o anterior, colocando os objetos nas mãos dos participantes.

c. Sonoro
Recursos: Sala, materiais sonoros, música, etc.

Método: o mesmo que os anteriores.

d. Gustativo
Recursos: Sala, copinhos com suquinhos diferentes, e algumas coisas gostosas.

Método: o mesmo que os anteriores

Obs.: muitas variações destes exercícios são possíveis, como por exemplo fazer uma modelagem de argila, ou desenhos com os olhos vendados, brincar de cabra-cega, etc.

3. Exercícios de Técnica Mista
Desenvolver a criatividade, a imaginação, a capacidade de síntese, a objetividade e a leitura simbólica. Estimular o contato com os próprios sentimentos e o pensamento abstrato.

a. Inventando estórias
Recursos: Retratos de pessoas, revistas velhas, canetinhas hidrocor, giz pastel, tesoura, cola, cartolina, etc.

Método: Tirar retratos de pessoas na rua ou retirá-los de revistas.

Em seguida, os participantes deverão escolher imagens de roupas, objetos, ambientes, etc., que eles acham que tenham relação com as pessoas retratadas e montar um filme ou novela, ou ainda em uma montagem única.

O trabalho deve ser acompanhado de texto.

Variação: Este exercício pode ser feito como auto-retrato onde o aluno criará situações variadas para si mesmo.

b. Imagem fotográfica
Recursos: Fotos, desenhos, cartolina, filmes, etc.

Método: A criança construirá um mapa que descreverá com imagens e palavras a rota de sua casa para a escola, inclusive com os sentimentos e as sensações que acompanham a observação.

c. Poema Visual
Recursos: Filmes, fotos e/ou imagens de revista, material para desenho e colagem.

Método: A partir de um poema ou letra de música ou reflexões pessoais o aluno criará um ensaio fotográfico que reflete o texto.

Opção: Utilizando o mesmo método acima farão a interpretação do texto com uma colagem utilizando imagens e revistas e desenhos.

d. Cartão Postal
Recursos: Filmes, fotografias e/ou imagens de revistas, material para desenho e colagem.

Método: Criação de Cartões Postais a partir de um tema qualquer, por exemplo aproveitando alguma data importante.

As imagens ficarão melhor em PB, ampliadas no tamanho de um postal.

Como opção fazer colagens com imagens e desenhos.

e. Imagens e Símbolos
Recursos: imagens de revistas, material para desenho e colagem.

Método: Promover atividades que possibilitem a leitura de símbolos.

Pedir para as crianças desenharem símbolos para diversos conceitos, sentimentos e emoções que elas terão reunido previamente em uma lista. Ex: medo, alegria, lei, trabalho.

Em seguida, fazer colagens com imagens das revistas, combinando-as com os símbolos desenhados por elas.

f. Slides-imagens para projeção
Recursos: Acetato ou poliester neutro-transparente, estilete, moldura para slides, canetas para retroprojetor coloridas de ponta fina, projetor de slides.

Método: cortar "fotogramas" de acetato, colocar nas molduras e dar para as crianças desenharem com as canetinhas retro. As imagens projetadas criarão formas abstratas que podem ser trabalhadas posteriormente em construções tridimensionais. As crianças apreciam muito esta atividade.

4. Exercícios para Comprovação da Fotossensibilidade
Para assimilação do processo fotográfico (foto + grafo = escrever com a luz) e comprovação da reação do material sensível à luz (fotossensibilidade).

a. Heliografia I
Recursos: Auto-adesivo tipo contact transparente, revistas, papel fotográfico F3, suporte de madeira ou similar, chapa de vidro.

Como fazer:
Confecção da transparência: Escolher uma imagem na revista, colar o auto-adesivo sobre ela. Mergulhar o resultado em um recipiente com água; com a ajuda dos dedos ou esponja esfregar levemente o papel e ir retirando-o de forma a ficar apenas a tinta impressa da imagem colada no adesivo.
Esperar secar.

Utilização: Colocar o papel fotográfico sobre um suporte qualquer (uma prancha de eucatex, por exemplo) com a emulsão voltada para cima. Colocar sobre ele a transparência, prensar com um vidro e expôr ao sol.

Variação: este processo pode ser feito com os procedimentos de quarto escuro, com revelação e fixação da imagem.

b. Heliografia II
Recursos: Caixa de sapato, estilete, acetato ou poliester neutro-transparente, caneta de retro-projetor preta ou vermelha, fita adesiva, papel fotográfico.

Como fazer:
Confecção da caixa: Retirar o fundo da caixa com um estilete mantendo uma margem nas quatro laterais, suficiente para colocar a fita adesiva.
Cortar o acetato na medida suficiente para cobrir o fundo e ser fixado nas margens laterais com fita adesiva (crepe ou durex).
Desenhar sobre o acetato com a caneta retro-projetor.

Utilização: Colocar o papel fotográfico com a emulsão em contato com o acetato desenhado, no fundo da caixa. Expôr ao Sol.

Organização de Malu Dabus Frota.