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História da Fotografia e um pouco da sua linguagem
Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais. Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura , que é o seguinte: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos. Baseados neste princípio, os artistas simplificam o trabalho de copiar objetos e cenas, utilizando câmeras dos mais diversos formatos e tamanhos. Enfiavam-se dentro da própria câmera e ganhavam a imagem refletida em uma tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa. Não é difícil imaginar os passos seguintes desta evolução: uma lente, colocada no orifício, melhorou o aproveitamento da luz; um espelho foi adaptado para rebater a imagem na tela; mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o enquadramento do assunto. Com esses e outros aperfeiçoamento, a caixa ficou cada vez menor e o artista trabalhava já do lado de fora, tracejando a imagem protegido por um pano escuro.
Surge
a Fotografia Em 1816 o químico francês Nephòre Nièpce deu os primeiros passos para resolver o problema, conseguindo registrar imagens em um material recoberto com cloreto de prata. Mais tarde, em 1826, ele associou-se ao pintor também francês Daguerre, e ambos desenvolveram uma chapa de prata que, tratada com vapor de iodo, criava uma camada superficial de iodeto de prata, substancia capaz de mudar de cor quando submetida à luz. A experiência foi o primeiro passo prático para a fotografia em toda a Europa, possibilitando combinar a chapa foto-sensível (filme) e a câmera escura (máquina fotográfica). A Partir daí, o aperfeiçoamento da técnica fotográfica teve muitas colaborações. No campo da química, substancias mais sensíveis à luz foram preparadas, a óptica contribuiu com lentes cada vez mais perfeitas e mecanismos com algum requinte puderam ser adaptados às máquinas descendentes das câmeras escuras. Já em 1860 surgiram os primeiros estúdios fotográficos, alvo de enorme curiosidade. Na época, tirar uma foto era motivo de grande ginastica de um lado, a pessoa deveria ficar imóvel cerca de dois minutos e precisava até ser presa a um dispositivo, para não tremer; por sua parte, o fotógrafo era ainda um verdadeiro artesão no processamento químico e nos retoques indispensáveis. Não tardaram a aparecer também os fotógrafos ambulantes que, como pioneiros, correram o mundo divulgando a nova arte, transportando complicados laboratórios e equipamentos em carroças. Em 1867, o físico francês Louis Ducos anunciou outra novidade; a fotografia colorida. Treze anos mais tarde, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar e o filme passou a ser embalado em rolos. O
Processo Fotográfico I
- O processo óptico: Os raios
de luz caminham em linha reta, o que faz com que a luz procedente
de um sujeito, ao passar por um pequeno orifício e se projetar no
plano oposto, tenha várias características: II
- O processo físico/químico: Certos materiais são sensíveis à luz, transformando-se sob a sua ação. Podemos citar alguns exemplos, como: a pele humana que escurece pela ação do sol, o papel que deixando ao sol fica amarelo, a prata que com a ação da luz enegrece. Esta característica é chamada de fotossensibilidade. Foi através do estudo da fotossensibilidade que se chegou à composição dos materiais fotográficos utilizados para a impressão de imagens. Os filmes e papéis fotográficos contêm uma emulsão formada por gelatina animal e sais de prata ( material sensível à luz), que quando expostas à luz gravam a imagem formando o "negativo" que, posteriormente, será utilizado para a confecção da ampliação (positivo). III
- O processo químico: Etapas
do processo químico A revelação é controlada através da diluição do produto químico e do tempo de permanência do material sensível dentro do Revelador. Interruptor: Para interromper o processo de revelação, o material sensível deve ser colocado no Interruptor (produto químico à base de ácido acético). Fixador: Nesta etapa, os sais de prata enegrecidos no Revelador são fixados enquanto os que permaneceram virgens e inalterados na revelação são retirados. Linguagem Fotográfica "A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar". Arnold Newman. "Jamais deixará de existir quem leve em conta apenas a técnica em consideração e pergunte como, enquanto outros de temperamento mais inquiridor, desejarão saber por quê; eu pessoalmente, sempre preferi a inspiração à informação". Man Ray Por trás de cada fotografia deveria existir um motivo suficiente para justificá-la. Essa afirmação é mais importante do que talvez se acredite, pois antes de tirar uma determinada foto, o fotógrafo não deve dispensar uma compreensão integral dos motivos que o levaram a fazer esta ou aquela fotografia. O fotógrafo deve ter consciência plena de seu ato antes de apertar o botão. Podemos afirmar que não basta competência técnica para a realização de boas fotografias, é imprescindível ter consciência. Pense primeiro, fotografe depois. Ao fotografarmos pessoas, objetos ou qualquer assunto, não estamos necessariamente registrando a verdade sobre ele, e sim nossa opinião sobre o assunto, nossa forma de ver o mundo. Um bom fotógrafo coloca sua marca e seu estilo em tudo aquilo que por ele for fotografado. A fotografia, assim como a música, a poesia, a pintura, a dança, etc., é um meio de expressão do indivíduo; como tal, tem linguagem própria. Seus elementos podem ser manipulados pelo estudo e pesquisa ou própria intuição do fotógrafo. Um bom domínio dos elementos da linguagem fotográfica, assim como das questões técnicas e do equipamento, são as garantias que nos permitem concretizar a realização da fotografia desejada. Elementos
da Linguagem Fotográfica 1. Ponto de vista e composição: A capacidade para selecionar e dispor os elementos de uma fotografia depende em grande parte do ponto de vista do fotógrafo. Na verdade, o lugar onde ele decide se colocar para bater uma foto constitui uma de suas decisões mais críticas. Muitas vezes uma alteração, mesmo mínima, do ponto de vista, pode alterar de forma drástica o equilíbrio e a estrutura da foto. Por isso torna-se indispensável andar de um lado para o outro, aproximar-se e afastar-se da cena, colocar-se em um ponto superior ou inferior a ela, a fim de observar o efeito produzido na fotografia por todas essas variações. A composição nada mais é do que a arte de dispor os elementos, do assunto a ser fotografado, da forma que melhor atenda nossos objetivos. "A
composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos
encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder
lugar à sensibilidade". Henri
Cartier-Bresson 3. Perspectiva: As fotografias são bidimensionais: possuem largura e comprimento, e para se conseguir o efeito de profundidade é preciso que uma terceira dimensão seja introduzida: a perspectiva. Sem dúvida a perspectiva não passa de uma ilusão de ótica. Quando seguramos um livro, mantendo o braço esticado, este objeto dará a impressão de ser tão grande quanto uma casa situada a uma centena de passos. Quanto mais se reduz a distância entre o livro e a casa, mais os objetos se aproximam de suas verdadeiras dimensões. Só quando o livro se encontra em um plano idêntico ao da casa, é que o tamanho aparente de cada um deles eqüivale com exatidão ao real. Através da perspectiva, linhas retas e paralelas dão a impressão de convergir, objetos que encobrem parcialmente a outros dão a sensação de profundidade, e através do distanciamento dos objetos temos a sensação de parecerem menores. Podemos
utilizar a perspectiva para criar impressões subjetivas, e o caso
de efeitos de: "Mergulho" fotografar com a câmera num ângulo
superior ao assunto, diminuindo-o com relação ao espectador; e "Contra-mergulho"
a câmera num ângulo inferior ao assunto criando uma sensação de poder,
força e grandeza. Cada um destes recursos deverá ser utilizado de
acordo com o contexto e o objetivo do fotógrafo. A luz é indispensável à fotografia. A própria palavra "fotografia", cunhada em 1839 por Sir. John Herschel, deriva de dois vocábulos gregos que significam "escrita com luz". A luz cria sombras e altas-luzes, e é isso que revela a forma espacial, o tom, a textura e o desenho. A fotografia é afetada pela qualidade e direção da luz. Qualidade é o termo que aplicaremos para definir a natureza da fonte emissora de luz. Ela pode ser suave, produzindo sombras tênues, com bordas pouco marcadas (por exemplo, a luz natural em um dia nublado); ou dura, produzindo sombras densas, com bordas bem definidas (luz do meio-dia). A altura e direção da luz têm influência decisiva no resultado final da fotografia. Dependendo da posição da luz da fonte luminosa, o assunto fotografado apresentará iluminada ou sombreada esta ou aquela face. A seleção cuidadosa da direção da luz nos permite destacar objetos importantes e esconder entre as sombras aqueles que não nos interessa.
Denomina-se Tom a transição das altas-luzes (áreas claras) para a sombra ( áreas escuras). A gama de cinzas existente entre o preto e o branco. Em uma
fotografia onde se vê apenas a silhueta de um objeto, recortada contra
um fundo branco, não existindo portanto tons de cinza. Esta será uma
fotografia em alto-contraste. Uma fotografia que tem apenas alguns
tons de cinza predominando o preto e o branco será considerada uma
fotografia dura (bem contrastada). Já uma imagem onde predominem os
tons de cinza poderá ser considerada uma fotografia suave (pouco contrastada).
Existe uma "escala de cinzas" medida em progressão logarítmica,
que vai do branco ao preto. Esta escala é de grande utilidade, podendo-se
através dela interferir no resultado final da fotografia. Uma fonte luminosa mais dura, forte e lateral, irá privilegiar mais a textura; enquanto uma luz mais difusa, indireta, suave, poderá fazer desaparecer uma textura ou diminuir sua intensidade. A textura pode ser considerada um fator de importância em uma fotografia, em virtude de criar uma sensação de tato, em termos visuais, conferindo uma qualidade palpável à forma plana. Ela não só nos permite determinar a aparência de um objeto, como nos dá uma idéia da sensação que teríamos em contato com ele. Podemos, através da luz, acentuar ou eliminar texturas, a ponto de tornar irreconhecíveis objetos do cotidiano. 6. Linhas e Formas, os Desenhos: O desenho pode transformar-se em um tema, e introduzir ordem e ritmo em uma foto que, sem ele, talvez parecesse caótica. Nos casos onde o seu efeito é muito grande, ele pode dominar a imagem, a ponto de os outros componentes perderem quase por completo sua importância. Linhas e formas podem ser usadas para criar imagens abstratas, subjetivas, ou para desviar a atenção do assunto principal de uma fotografia. 7. Foco Profundidade de Campo: Dentro dos limites técnicos, temos possibilidades de controlar não só a localização do foco, como também a quantidade de elementos que ficarão nítidos. Através destes controles, podemos destacar esta ou aquela área dentro de um assunto fotografado. E o foco que vai ressaltar um objeto em detrimento dos outros constantes da foto. 8. Movimento: Sempre que um objeto se move em frente à câmera fotográfica, sua imagem projetada sobre o filme também se move. Se o movimento do objeto é rápido e a câmera fica aberta, por um tempo relativamente longo, essa imagem ou movimento será registrada como um borrão, um tremor, ou uma forma confusa. Se o tempo de exposição for reduzido, o borrão também será reduzido ou até eliminado. Um tempo de exposição à luz curto (velocidade alta), pode "congelar" o movimento de um objeto, mostrando sua posição num dado momento. Por outro lado, um tempo de exposição longo (velocidade baixa), pode ser usado deliberadamente para acentuar o borrão ou tremor sugerindo uma sensação de movimento. Apostila redigida e copilada pelo Corpo Docente da Clínica Fotográfica (SP): Andrea Sendyk, Malu Dabus Frota e Iatã Cannabrava. Referências Bibliográficas: Coleção Life A Fotografia, O Aparelho Fotográfico, Estados Unidos Coleção Life A Fotografia, Manual Completa da Arte e Técnica, Estados Unidos Fuji Photo Film, Aprenda a Fotografar, São Paulo, SP Eastman Kodak Company, O Prazer de Fotografar, Ed. Abril Cultural, São Paulo,SP Daimon,
Fotografia Recreativa Para Ñinos, Barcelona, Espanha |
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