Macrofotografia

A macrofotografia, ou apenas macro, possibilita ao fotógrafo um mundo muito interessante, de visões pouco comuns ao olho nu, pois são fotos de aproximação e detalhes. A macro encontra largo uso em diversos campos, como o artístico, o médico e o publicitário, entre outros.

Para esse tipo de fotografia, o equipamento adequado tem papel muito importante; existem algumas opções que, bem conhecidas, podem produzir excelentes resultados. São elas:

Objetivas macro: são objetivas de foco mínimo muito próximo que, sendo especialmente construídas para esse tipo de foto, garantem uma boa qualidade ótica.

Tubos e foles de extensão: são adaptações que alteram a distância focal das objetivas, permitindo um foco mínimo próximo; tenha-se em conta, entretanto, que seu uso implica alguma perda de luminosidade da objetiva.

Lentes close up: são lentes de aumento, rosqueadas na objetiva, com vários níveis de aproximação (x 2, x 3, x 4...), que possibilitam bom foco, mas com defeitos de distorção de borda.

ILUMINAÇÃO
Em macro, aconselha-se o uso de flash anelar (ring flash) a fim de evitar erros de paralaxe entre o flash e a objetiva. Esse tipo de flash é acoplado em torno da objetiva, iluminando, necessariamente, o tema a ser fotografado, sem desperdício de luz.

Quando se ilumina objetos próximos com flash, pode haver um retorno de luz muito grande, prejudicando a visualização dos detalhes; isso pode ser evitado com o uso de algum difusor de luz, como, por exemplo, um papel vegetal.

FOTOMETRIA
Quando se utiliza objetivas macro ou lentes close up em objetivas de distância focal fixa, não há necessidade de compensação na exposição, pois a fotometria da câmera é adequada.

Porém, quando se altera a distância focal com tubos e foles de extensão, é preciso compensar a luminosidade com a abertura do diafragma de 1 a 2 pontos, dependendo do comprimento do tubo (quanto maior o tubo, maior deve ser a abertura do diafragma). A abertura ideal deve ser encontrada por meio de testes.

FOCO
O maior problema encontrado em fotos macro é a perda da profundidade de campo, pois, estando o foco real muito próximo, os planos posteriores e anteriores ficam fora de foco rapidamente. Opções para melhorar a profundidade de campo são o maior distanciamento do assunto fotografado ou o fechamento do diafragma, lembrando, neste caso, que o diafragma completamente fechado provoca difração de luz - perda de luminosidade nas bordas da foto.

O FILME
Pela própria natureza da macro - fotografia de detalhes,de texturas mais complexas etc. -, o uso de filmes com baixa definição pode prejudicar o trabalho. Portanto, recomenda-se o uso de filmes de baixa sensibilidade - baixo ISO -, preservando a qualidade da imagem registrada.