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É uma ferramenta
DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Um Olhar
Uma grande parte dos programas de treinamento visa reciclar o profissional diante das constantes inovações tecnológicas e muni-lo de técnicas atualizadas. A maioria das empresas dispõe praticamente das mesmas condições: novas tecnologias, novos equipamentos, pessoal especializado, produtos de qualidade, enfim, tudo está no mercado à disposição de todos.
Então, o que distingue uma empresa da outra?
O Capital Humano.
É necessário que nos desarmemos e olhemos a nossa parcela de responsabilidade como agentes ativos em todo o processo. A oficina "Descondicionamento do Olhar" propõe ao profissional que exercite sua capacidade de ver o invisível para possibilitar as atitudes espontâneas e criativas.

Olhos de ver o invisível
O Olhar que lançamos sobre a empresa é tão delicado quanto aquele que lançamos sobre o indivíduo: um organismo complexo composto de matéria (investimento), órgãos (áreas ou departamentos), células (as pessoas) e alma (dinâmica entre as outras três).
A matéria é aparente nas instalações, nos produtos e nos equipamentos da empresa, os quais necessitam de cuidados técnicos tanto para a manutenção, utilização e otimização da produção quanto para a qualidade dos serviços prestados.
Os diferentes órgãos (áreas, departamentos ou equipes de trabalho) exercem funções vitais, são interdependentes e se relacionam de maneira interativa, ou seja, a dinâmica do organismo é resultado da interação - e não simplesmente da soma - dos órgãos que o compõem. A evidência de um órgão adoecido é o sintoma - e não a causa - da existência de alguma complicação no sistema, denunciada pela dificuldade no funcionamento daquela parte. Muitas vezes, o aparente se mostra óbvio, mas oculta o que há de mais significativo.
O inter-relacionamento das células é responsável pelo funcionamento da empresa. A riqueza do capital humano está na diversidade, na criatividade, na possibilidade infinita do aperfeiçoamento, na capacidade de mudança e transformação, no comprometimento, na criação de vínculos, no diálogo, na intuição e no pressentimento, na sensibilidade, nas competências e capacidades individuais, na necessidade humana de pertencer a um grupo e de sentir-se útil, nas crenças e nos valores, entre outros aspectos encontrados nos seres humanos. Quanto mais saudáveis as células, melhor o fluxo entre os órgãos e, conseqüentemente, mais vívido o organismo estará para criar, produzir e retroalimentar-se.
A alma é a dinâmica da empresa, que não pode ser vista com os olhos físicos, mas se faz presente em todos os relacionamentos - sejam eles interpessoais, interdepartamentais ou da empresa com o mercado - e concretiza-se na sua imagem.

Cegueira da visão  

 Muitas vezes, olhamos para algo sem vê-lo de fato.
 Às vezes, é preciso olhar o mundo como se fosse pela primeira vez.

A dinâmica do Olhar - o processo

A experiência  sem o conceito é cega e  o conceito sem a experiência é vazio.” (Lacan)

 Trabalhamos com técnicas como role playings, jogos dramáticos, exposições verbais, debates e trocas em grupo. Os participantes são levados a tomar consciência de seus valores e crenças, o que permite o alinhamento de posturas no grupo e prepara a mudança de atitude.

O trabalho também aborda a recuperação do ser consciente e a revisão dos valores internalizados e significativos que estreitarão a relação intelecto/emoção, restituindo aos participantes um instrumento de reflexão sobre sua vocação e sua conduta profissional.

As oficinas têm aspecto descontraído, leve e lúdico, mas trazem sempre um cunho de seriedade e responsabilidade. Para sensibilizar os participantes, desenvolvem-se em cinco etapas:

1.      Levantamento de um tema significativo para o grupo e que esteja dentro dos nossos objetivos

2.      Vivência ou experimentação

3.      Reflexão, contraposição das idéias e síntese

4.      Processamento e ampliação dos conceitos levantados.

5.      Aplicações, relativização e extrapolação dos conceitos para a atuação profissional.

"Nós não vemos as coisas como elas são, porém, como nós somos." (I. Kant)


Para ver - aplicação
Descondicionar o olhar em:
· Valores e crenças individuais, grupais e corporativos
· Comunicação
· Relacionamento interpessoal e interdepartamental
· Liderança
· Integração
· Dinâmica de apresentações, encontros e convenções.
· Preparação de multiplicadores
· Formação e desenvolvimento de times de trabalho
· Planejamento e estratégia
· Pró-atividade, iniciativa e participação
· Empresa e vida pessoal
· Desenvolvimento da Linguagem Visual
· Criatividade
· Visão diagnóstica sobre uma equipe
· e outros temas correlatos


Olhar o invisível do visível
Para atingir os objetivos propostos, as dinâmicas trabalham com:

· Canais de percepção
· Autopercepção e heteropercepção
· Auto e heteroimagem
· O olhar criativo
· Papéis complementares
· Expressão em diferentes linguagens
· Formação de conceitos
· Pré-conceito e intuição
· Conceituação e percepção
· Linguagem metafórica
· Estados emocionais e distâncias
· Mudança e revisão de paradigmas
· Simbologia
· Leitura não-verbal
· Pensamento sistêmico
· Ritmo e tempo psicológico
· Interdependência e diversidade
· Síntese
· Ocupação do espaço

Carga horária modular
As Oficinas podem ser ministradas em módulos, dependendo da demanda dos temas a serem trabalhados.A carga horária será determinada somente depois do perfil do(s) grupo(s) ser(em) estabelecido(s).

Um Olhar sobre o Descondicionamento - a história
A leitura da realidade passa necessariamente pelo filtro de valores adquiridos e cristalizados durante a nossa existência. Olhar o mundo pressupõe uma determinada visão: valores e crenças que se interpõem entre nossa alma e a realidade externa. Modificar o olhar pressupõe um determinado trabalho: repensar esses valores e crenças, percebendo a própria alma e reavaliando a realidade externa.

Através do ensino de linguagem fotográfica, a vivência com imagens exerceu fundamental influência na concepção da oficina do "Descondicionamento do Olhar".

Na direção da Imagem-Ação, Claudio Feijó sempre teve um olhar inquieto. Objetividade e subjetividade deveriam caminhar juntas, buscando o equilíbrio na dualidade, na contradição.

O "Descondicionamento do Olhar" foi sistematizado nas inúmeras oficinas ministradas nos últimos 26 anos e graças ao apoio de entidades e empresas que acreditaram no trabalho. Isso permitiu a consolidação de uma estrutura básica que, adquirindo novas formas e conteúdos, jamais se distanciou de seu objetivo primeiro: trabalhar as sensações e as emoções na recuperação do ser consciente, resgatar a humanidade dentro de nós.

O grande desafio tem sido reconhecer e disponibilizar o potencial de percepção e atuação do ser humano que pode ser aplicado nos mais diversos setores profissionais e mesmo na vida pessoal dos participantes.

Os olhos que estão por trás do Descondicionamento:


Claudio Feijó, é Pedagogo, Psicoterapeuta e Fotógrafo; fundador da Escola de Fotografia Imagem-Ação desde 1972; tem vasta experiência na área de ensino (como professor, diretor, orientador educacional e colaborador); foi consultor técnico da Polaroid do Brasil de 1989 à 1999; tem trabalhos fotográficos na Polaroid World Collection , na Coleção Masp-Pirelli, na Fototeca Cubana, além de em diversas coleções particulares; ainda na área de fotografia, foi premiado pelo Banco Real/ Fundação Roberto Marinho e com a Bolsa Marc Ferrez/Funarte; tem coordenado a Oficina Descondicionamento do Olhar desde 1986, por todo o país, nas mais diversas áreas de atuação( corporativa, educacional e de criação).  claudio@olhar.com.br


Clique para ampliarTatiana Feijó, é formada em Comunicação Social pela FAAP, em  Psicodrama no Getep, em Eutonia pela Escola Brasileira de Eutonia e trabalhou como atriz por 10 anos; atua como consultora de empresas com o “Descondicionamento do Olhar desde 1998. tatiana@olhar.com.br 

Trabalhos realizados para:

Stihl, Instituto Akatu - pelo consumo consciente, Wal-Mart Brasil, Microsoft do Brasil, Editora Abril, Natura Cosméticos, Faber-Castell, Instituto Carrefour, Central Globo de Produção, Unilever-Bestfoods, Grupo Folha de São Paulo – Plural Gráfica e Editora, Alcântara Machado Feiras e Eventos, Iqara, Polaroid do Brasil, Pierre Alexander Cosméticos, Souza Cruz, Restaurante Hotel Lycra, Instituto Cultural Itaú, Elgin, Design com Z, CDC Brasil, Ativa /M – Editorial e Gráfica, Estúdio Madalena (Paraty em Foco),Restaurante Vítreo, New Age, BPSolutions, Seven Idiomas, WG Comunicações, Troop Comunicação e Design , SESCs, USP Universidade de São Paulo(Faculdade de Farmácia e IEA) Universidade Federal de Minas Gerais, Abaetetuba – Restaurante Obá, Universidade Federal do Espírito Santo, Unicsul (SP), Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual de Londrina UEL, Escola Autonomia (SC), Unisul (SC), On-Line Editora, Techimage - Escola de Fotografia em BH. Em parceria com a Fator Incremental Consultoria:Bayer;UOL-Grupo Folha de São Paulo, Qualicorp, Roche, Organon, CCEE, Comgás, Alcoa, ABN-AMRO Bank, Qualicorp, Santander, Bradesco e UPS Banco Pontual. Em parceria com a IDEA for Growth: Unilever, Elma Chips, Pepsico e Pullmann. Em parceria com a Voltage: Agência Escala (RS) e Nívea. Em parceria com a Mandalah:Pepsico;McCann Erickson (Chevrolet e MasterCard), W Brasil (MaxHaus), Nokia, Natura e Giacometti Propaganda. Em parceria com a Artisan (RJ): Unibanco. Em parceria com a Neuronio - Ativacao da Cidadania(SP): Escola Projeto Brasil - Bco Santander/Real/Aymore

(atualização outubro 2010)